11 abril 2014

Dinner with friends

Adoro ter amigos lá em casa para jantar e passar um bom bocado. Nem sempre sei que receitas preparar, mas adoro fazer pratos bem portugueses, pois os belgas adoram e eu fico orgulhosa por Portugal ter tão boa gastronomia. 
Como nos últimos tempos, já dei a volta as receitas que conhecia e sabia fazer bem, lembrei-me de ir buscar inspiração ao meu blog de cozinha preferido, o Sweet my Kitchen da minha querida Marisa. São tantas as receitas e tão boas, que nem sabia o que escolher. Aqui ficam então a receita que escolhi para o jantar. Espero que gostem :)

J'adore recevoir des amis à la maison pour diner et passer un bon moment. Parfois, je ne sais pas quels recette préparer, mais j'adore faire des plats portugais, car les belges aiment bien et moi je suis fière car le Portugal a une très bonne gastronomie.
Comme ces derniers temps, j'ai fait le tour de recettes que je connaissais et que je savais bien préparer, j'ai du aller chercher de l'inspiration dans mon blog de cuisine préféré, le Sweet my Kitchen, de ma chère Marisa.
Il y a tellement de recettes et tellement bonnes, que je ne savais pas laquelle choisir. Voici donc les deux recettes que j'ai choisi pour mon diner. J'espère que vous allez aimer :)


 

Bacalhau gratinado com camarão

Ingredientes:
1 embalagem bacalhau congelado (400 gr)
1 embalagem de miolo de camarão (350 gr)
400g batata palha
2 alhos franceses
1 cebola grande
500g leite
150g queijo emmental ralado
90g farinha
30g azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b
Noz-moscada q.b.
Salsa picada q.b. (opcional)

Preparação:
- Coza o bacalhau e quando terminar, deixe arrefecer, retire a pele e lasque. Reserve o bacalhau numa taça juntamente com o miolo de camarão e reserve a água da cozedura.
- Numa frigideira, deite a cebola em meias-luas e o alho-francês em rodelas, junte o azeite e refogue.
- Retire a mistura e junte à tigela reservada com o bacalhau e camarão.
- Pré-aqueça o forno a 200º
- Num tacho, prepare o béchamel, deite o leite e adicione a água reservada até perfazer 900g, junte a farinha e tempere com sal, pimenta e noz-moscada, até ficar espesso.
- Num pyrex ou tabuleiro de louça, deite a mistura reservada do bacalhau, adicione a batata palha, salsa picada e o molho béchamel, envolva muito bem e por cima polvilhe com o queijo ralado.
- Leve ao forno a 200º até que fique douradinho.


Morue gratinée avec des scampis

Ingrédients:
400 gr de morue congelé 
350 gr de scampis (déjà décortiqués)
2 poireaux 
1 oignons
500 gr lait
150 gr emmental râpé 
90 gr de farine
30 gr de huile d'olive
Sel à gout
Poivre à gout
Noix de muscade à gout  
Persil haché à gout (Facultatif)

Préparation:  

- Cuire la morue et après, laisser refroidir, enlever la peau et couper en morceaux. Garder la morue dans un bol avec les crevettes décortiquées et réserver l'eau de cuisson.  
- Dans une poêle, verser l’oignons en demi-lunes et le poireau en rondelles, ajouter l'huile d'olive et faire revenir.  
- Retirer le mélange et ajouter dans le bol avec la morue réservée et les crevettes.  
- Préchauffer le four à 200 º  
- Dans une casserole, préparer la béchamel, verser le lait et ajouter l'eau réservée jusqu'à 900g, ajouter la farine et assaisonner avec le sel, le poivre et la muscade jusqu'à épaississement.  
- Dans un pyrex ou plateau en céramique, versez le mélange de morue réservée, ajouter les chips râpées, la sauce béchamel et le persil haché, bien mélanger et saupoudrer de fromage râpé.  
- Cuire au four à 200 º jusqu'à ce que le plat soit doré.

Bom apetite! Bon appétit! 



1 comentário: